Sinalização viária horizontal: município lança pacote de R$ 7,6 milhões

Em Taubaté, é comum motoristas se depararem com faixas de pedestre apagadas, lombadas mal sinalizadas e sinais de “pare” desgastados; no Hércules Marson, moradores decidiram improvisar sinalização

 

A Prefeitura de Taubaté vai investir até R$ 7,614 milhões em um pacote para melhorar a sinalização viária horizontal, que é alvo de críticas dos motoristas.

 

A licitação para contratar a empresa que ficará responsável pelo serviço deve ser finalizada no próximo dia 14.

 

Segundo o edital, o contrato terá duração de 12 meses.

 

Nessa modalidade, de registro de preços, é gerada uma ata com os valores que a prefeitura pagaria para solicitar cada tipo de serviço. A contratação é feita para atender a demanda de cada momento, durante o período de um ano.

 

PACOTE/ Segundo a prefeitura, com a metragem total prevista no edital será possível sinalizar 1.430 cruzamentos.

 

A administração ressaltou, porém, que “por tratar-se de ata de registro de preço e por depender de dotação orçamentária, ainda não há como precisar a quantidade de vias que serão sinalizadas”.

 

Em Taubaté, a situação precária da sinalização horizontal é alvo de críticas constantes de motoristas.

 

É comum, por exemplo, faixas de pedestre apagadas, lombadas mal sinalizadas e sinais de “pare” desgastados.

 

Em bairros periféricos, moradores reclamam que as sinalizações nunca chegaram a ser feitas.

 

É o caso, por exemplo, de vias do Hércules Marson. Alegando descaso do município, um grupo de moradores improvisou uma sinalização no local: com tinta azul, foi escrito “devagar” na rua, para evitar acidentes no trecho.

 

REAÇÃO/ Questionada pela reportagem sobre a situação da sinalização nas vias do município, a prefeitura alegou que “a sinalização horizontal exige manutenção periódica de 3 a 6 meses, dependendo da condição do asfalto”.

 

Sobre o caso do Hércules Marson, a administração alegou que a sinalização improvisada “é uma prática irregular e a mesma será retirada”, e que “será realizada vistoria no bairro para verificar as demandas”.

 

==========================================================

Fonte: Gazeta de Taubaté

Disponível em: http://gazetadetaubate.com.br/sinalizacao-viaria-horizontal-municipio-lanca-pacote-de-r-76-milhoes/